(3) O mundo e a vida, sobretudo o modo como observamos “tudo isso”… por Mariana Fernandes

DSCF6165

Lua Cheia

Para descansar os olhos

Passa uma nuvem, de tempos a tempos

Este poema não me saiu mais da cabeça!

_____________

 vangogh_sunflowers1888

 

 

 

 

 

Para falar sobre  o mundo escolho girassóis de Van Gogh e algumas palavras de Almada Negreiros

 

"Comprei um livro de filosofia. Filosofia é a sciencia que trata da vida; era justamente do que eu necessitava - pôr sciencia na minha vida.

Li o livro de filosofia, não ganhei nada Mãe! não ganhei nada.

Disseram-me que era necessario estar já iniciado, ora eu só tenho um iniciação, é esta de ter sido posto neste mundo á imagem e semelhança de Deus. Não basta?

Imaginava eu que havia tratados da vida das pessoas, como ha tratados da vida das plantas, com tudo tão bem explicado, assim parecido com o tratamento que há para os animais domesticos,não é? Como os cavalos tão bem feitos que ha!

Imaginava eu que havia um livro para as pessoas, como ha hostias para cuidar da febre. Um livro com tanta certeza como uma hostia. Um livro pequenino, com duas paginas, como uma hostia. Um livro que dissesse tudo, claro e depressa, como um cartaz, com a morada e o dia."

Almada Negreiros, A invenção do dia claro ( este texto foi copiado do seu original com as diferenças ortográficas daquela altura)

Sem comentários:

Enviar um comentário